Sistema de produção flexível

Um dos pilares de desenvolvimento do DEZMPP foi o dar resposta à necessidade dos sistemas de manufatura de responderem às necessidades do mercado que opera cada vez mais num ambiente de maior variabilidade, onde são produzidos uma variedade maior de produtos e em quantidades menores.

Na verdade, nos últimos 20 anos temos assistido ao crescimento da possibilidade do consumidor customizar o produto ou serviço que pretende adquirir, com um conjunto cada vez maior de componentes ou acessórios. Esta tendência de customização em massa está a acentuar-se e a direcionar-se para níveis mais sofisticados, como a customização individualizada, em que há um produto único por cliente4, ou seja está a levar à produção do Batch of One.

Em ambientes High Mix – Low Volume (HMLV) normalmente há uma grande variedade de produtos que podem eventualmente utilizar componentes comuns e que resulta das empresas disponibilizarem ao cliente, a customização parcial ou total do produto1. Neste caso, a imprevisibilidade das encomendas leva a que os planeamentos só possam ser feitos no curto prazo e por isso, uma estratégia do tipo Make to Order (MTO) / Build to Order (BTO) é a mais adequada para este tipo de produção1,2. Para que esta estratégia funcione terá de existir uma sinergia entre os três seguintes fatores2:
• Flexibilidade do processo: A velocidade com que a empresa toma decisões, altera planeamentos ou corrige as encomendas em curso de forma a satisfazer as necessidades do cliente
• Flexibilidade do produto: A capacidade da empresa se adaptar a um produto de acordo com as especificações do cliente e também para atrasar ou reduzir o grau de adaptação do produto. A personalização em massa e a configuração tardia do produto são caminhos para a sua flexibilidade;
• Flexibilidade de volume: Capacidade de uma empresa responder a mudanças na procura, alterando o volume de produção.

1 – A. Amaresh and K. Oooramvely, “Standardization in a High Mix Low Volume Company: A Case Study”, Dissertation, 2020, Link Externo .
2 – H. Matthias and P. Frits, “Successful Build-to-Order Strategies: Start with the Customer. Sloan Management Review. 43”, 2001, Link Externo .
4 – McKinsey team, “Feature article – How technology can drive the next wave of mass customization”, McKinsey on Business Technology Number 32, Winter 2013, Link Externo .

im2017040513df 300dpi medium